Novo helicóptero Esquilo foi entregue nesta quarta-feira(foto:Rodrigo Paneghine)
O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, entregaram nesta quarta-feira (25) um novo helicóptero Águia para a Polícia Militar de Campinas.
“É um helicóptero específico para o GRAU (Grupo de Resgate e Atendimento de Urgências). É a versão mais moderna do modelo Esquilo”, afirmou Alckmin. O novo helicóptero, entregue à Base de Radiopatrulha Aérea (BRPAe), é o 22° Águia da PM de São Paulo.
A aeronave, que foi comprada pela Secretaria da Saúde por R$ 10.267.920,08, será utilizada em resgates aeromédicos. “Esta é uma parceria importante entre as secretarias”, destacou Alexandre de Moraes. “O novo Esquilo é um reforço não apenas para área da segurança, mas para a saúde da população também. Com ele, poderemos dar uma resposta mais rápida em casos de desastre e socorro médico”.
Até então, a base de Campinas contava com um único helicóptero tanto para resgates quanto para ocorrências policiais. Agora, cada serviço terá uma aeronave exclusiva, o que dará maior assistência à população.
A unidade da Polícia Militar atende os mais de 4 milhões de habitantes das oito cidades da região de Campinas. A base existe desde 1997 e em 2010 passou a incluir resgates em suas funções.
Indicadores criminais
Durante o evento, o governador adiantou alguns indicadores criminais da região metropolitana de Campinas. “Praticamente todos os crimes diminuíram em janeiro e fevereiro deste ano, em comparação com o primeiro bimestre do ano passado”, destacou Alckmin.
Os dados apontam que houve redução no número de homicídios dolosos (-34,7%), estupros (-11%), roubos em geral (-4%), roubo de carga (-17%) e furtos em geral (-9%).
“A redução não representa só números”, frisou Moraes. “Diminuir homicídios significa que mais vidas estão sendo salvas, reduzir roubos é ter mais liberdade para a população sair de casa com tranquilidade e a queda de estupros é dar mais dignidade para as pessoas”.
Além destes, roubo e furto de veículos caíram (-25,7% e -13,8%, respectivamente) pelo sétimo mês seguido. “Por esse motivo, o Governo do Estado está pedindo para as seguradoras diminuírem o preço dos seguros de automóveis“, ressaltou o governador.
Base de Campinas
Desde sua criação, a Base de Radiopatrulha Aérea de Campinas já realizou cerca de 8.999 horas de voo. Isso seria equivalente a quase 375 dias inteiros. Ao todo, 18.507 ocorrências policiais, como acompanhamento, perseguição e apoio, foram atendidas pelos pilotos policiais. Outras 1.310 situações incluíram resgates aeromédicos.
O trabalho do Águia de Campinas permitiu a prisão de 4.888 criminosos, apreensão de 1.596 armas de fogo, recuperação de 4.353 veículos envolvidos em furtos e roubos, resgate de 541 pessoas e transporte de 118 órgãos para transplantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário