2 de fevereiro de 2013

QUEIXAS CONTRAS CONSTUTORAS

SÃO PAULO, SP, 2 de fevereiro (Folhapress) - O número de reclamações contra construtoras cresceu 28% em Campinas em 2012, segundo a Amspa (Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências). De acordo com a entidade, houve 610 reclamações de mutuários referentes às construtoras de imóveis residenciais. 

As principais queixas foram sobre atraso na obra (72%), seguido das taxas Sati (15%), corretagem (8%) e vícios ou defeitos na obra (5%). A entidade afirma que 511 dos 610 dos reclamantes deram entrada na Justiça, alta de 79% ante 2011. 

O Sati (Serviço de Assessoria Técnica Imobiliária) é uma taxa cobrada de quem vai adquirir um imóvel novo e existe para cobrir a contratação de um advogado, indicado pela incorporadora ou imobiliária, encarregado de prestar assessoria jurídica e analisar o contrato de compra e venda. 

Associações de defesa do consumidor, como a ProTeste, já classificaram a cobrança como ilegal. 

A taxa de corretagem remunera o corretor pelo serviço prestado (custa de 6% a 8% do valor do imóvel). De acordo com a ProTeste, só pode haver custos se existir de fato uma aproximação da incorporadora com o comprador feita por esse profissional. 

FONTE: JORNAL CIDADE

Nenhum comentário: